domingo, março 09, 2014

As históricas vilas de Shirakawa e Gokayama , no Japão

Shirakawa e Gokayama são duas aldeias japonesas localizadas na Província de Gifu e de Toyama, respectivamente, conhecida por seus tradicionais gassho-zukuri , muitos dos quais tem mais de 250 anos.
Gassho-zukuri significa "mãos em oração" e tem um estilo caracterizado por sua palha , acentuadamente inclinada , semelhante a duas mãos unidas em oração. 
Shirakawa e Gokayama são dois dos lugares snowiest no mundo, e casas Gassho-zukuri foram criados porque este clima. O projeto é excepcionalmente forte e, em combinação com as propriedades únicas da palha utilizada, permite com que as casas  suportem o peso do excesso de neve da região, no inverno.



O estilo arquitetônico tradicional sobreviveu durante centenas de anos, devido à localização isolada da região, no curso superior do rio Shogawa - uma região que atraiu pouca atenção desde o século 12, quando foi fundada pelos sobreviventes do Taira (Heike) clã que era praticamente dizimado pelo clã Minamoto (Genji) em uma batalha brutal em 1185.O estilo de vida e a cultura dos povoados permaneceram ,praticamente inalterados por muitos anos ,apesar da maior parte do país ter-se modernizado
Muitas das casas , facilmente , superaram 300 anos de idade, e a mais velho é dito ter sido construída há 400 anos.
As casas são grandes, geralmente com 3 ou 4 andares, destinadas a abrigar grandes famílias extensas e um espaço altamente eficiente para uma variedade de indústrias.

Os andares superiores são geralmente reservado para sericicultura (criação do bicho-da-seda), enquanto o piso térreo são frequentemente usados ​​para a produção de salitre, uma das matérias-primas necessárias para a produção de pólvora.

A região recebeu a atenção mundial sendo,então,designada como Património Cultural Mundial da UNESCO em Dezembro de 1995.
















lear:

Nenhum comentário: