quinta-feira, maio 09, 2013

Audição humana: 7 grandes curiosidades que você não sabia!


Abaixo há uma pequena lista com sete informações interessantes que talvez você não conheça:
  1. O ouvido não ouve som algum, quem ‘ouve’ é o cérebro. O ouvido como vimos, tem a função de captar as ondas sonoras e transmiti-las ao cérebro. Quem as decodifica e interpreta como determinado som é o cérebro.
2. O ouvido humano detecta sons de 20 a 20.000 Hertz, isto é, desde um ruído mínimo como o incômodo barulhinho que o pernilongo faz de madrugada, até o barulho de um avião a jato.
  3. Usar cotonete para limpar a parte interna do canal auditivo pode ser extremamente prejudicial. Primeiro porque pode causar lesões e infecções, e segundo, você estará retirando a única proteção natural que o seu ouvido possui, a cera.
  4. O Brasil é um dos maiores campeões mundiais na frequência de perda auditiva por conta de ruído.
5. Aliás, vale lembrar que o sistema auditivo é extremamente sensível. O som alto, explosões e o uso constante de fones de ouvido, por exemplo, podem causar a perda irreversível da audição.
6. Beijos estalados nas orelhas, ou aquela brincadeira de dar um tapa nas orelhas com as duas mãos representam uma pressão tão forte, que são capazes de romper o tímpano e causar uma perda significativa da audição.
7. O zumbido que sentimos no ouvido pode ser sinal de um problema de saúde, não apenas do ouvido, como de qualquer outra parte do corpo.


Nenhum comentário: