quinta-feira, outubro 20, 2011

Sorvetes Exóticos

Conheça o sorvete de carvão, de alho, e muitos outros!

Os primeiros sinais de calor aparecem e a gente já encurta as mangas, corta a barra das calças, prende a cabeleira, arrasa no óculos de sol e não tira a garrafa de água da mochila. Homens aparam as costeletas, mulheres aparam as gordurinhas localizadas. O verão para cada um funciona de um jeito, mas uma paixão é unânime quando a temperatura ultrapassa os 28ºC: o bom e velho sorvete. Limão, abacaxi, morango, uva, baunilha e chocolate já são sabores batidos, que tal um sorvete de Gergelim? Alho? Carvão?

Confira as receitas mais exóticas de sorvetes:

Sorvete de Bacon

Para quem come bacon no desjejum, um sorvetinho de bacon não parece assim tão inimaginável. Como não podia ser diferente, a receita foi criada por um americano. O cozinheiro David Lebovitz desenvolveu a trabalhosa receita do Candied Bacon Ice Cream. Ele queria fazer um sorvete com o exato sabor do bacon defumado, sem perder seu sabor salgado, mas mantendo o doce do sorvete. Missão impossível? Não para David! Ele usou tiras de bacon, açúcar mascavo, manteiga, ovos, whisky, baunilha e voilà! Se você quer a receita na integra, é só entrar no site do cozinheiro clicando aqui.

Sorvete de Caviar

Très exotique, mais três excitant! Desenvolvido por Philippe Faur e Armen Petrossian, sorveteiros e donos de uma empresa de criação e comercialização de sorvetes artesanais, o sorvete contém mais de 60% de puro caviar de esturjão e demora mais de seis meses para ficar pronto. Aliás, a linha Philippe Faur é expert na criação de sorvetes diferentes. Os franceses têm receitas feitas com mostarda, salmão defumado e vinagre balsâmico. Aqui no Brasil a moda ainda não pegou. Confira todas as opções no site oficial.

Sorvete de Cobra


Que delícia, né?! Bom, aqueles que experimentaram não concordam, e ainda exaltam que de doce essa sobremesa não tem nada. Criado no Japão, esse sorvete é feito a partir de uma cobra típica da Ásia, chamada mamushi, que dá o gosto característico de alho. Para os corajosos, o sorvete de cobra é servido na Cidade dos Sorvetes, um complexo de diversão em Tóquio chamado Sunshine Namja Town, com mais de 500 variedades do Japão e de outras partes do mundo. Entre as opções estão sorvete de berinjela, wasabi (raiz forte), língua de boi, lula, barbatana de tubarão, caranguejo, macarrão instantâneo e muitos outros. Quer arriscar no japonês? O site oficial do parque temático é esse aqui .

Sorvete de Cerveja


Cerveja e calor combinam. Sorvete e verão são melhores amigos. Que tal unir o doce do sorvete com o amargo da cerveja e ver o que dá? O chef Greigor Caisley uniu sua paixão pelas duas coisas e preparou o Guinness Ice Cream. Não satisfeito em fazer uma receita de sorvete com cerveja, ele ainda escolheu a irlandesa Guinness como ingrediente principal. A fórmula é guardada à sete chaves.

Sorvete de Alho


Não é uma boa pedida para o dia dos namorados e nem para aniversário de casamento, mas o sorvete de alho faz sucesso na Suécia – se fosse na Transilvânia a gente entenderia. A receita é preparada no restaurante Garlic&Shots, cuja cozinha só produz receitas à base de alho. O sorvete é feito com dentes de alho mergulhados em chocolate e misturados a morangos com sorvete de mel. O gosto amargo não deve sair da boca nem com o bloodshot de vodka, tomate, chili e (claro) alho, outra especialidade da casa.

Sorvete de Gergelim


A receita é bem simples e pode ser feita em casa! Basta misturar leite condensado, creme de leite, tahine e, claro, gergelim. Mas o restaurante árabe Farabbud oferece uma versão mais requintada do gergelim, companheiro indispensável dos fast foods e das temakerias.

Sorvete de gorgonzola


O chef Eduardo Guedes prepara receitas um tanto quanto intrigantes envolvendo sorvetes e sabores exóticos em sua sorveteria Stuppendo. O sorvete de gorgonzola é uma dessas receitas. Além da massa feita com o queijo azulado, a carta de opções é gigantesca: há sorvetes de caipirinha de lichia, feijão azuki, tapioca, tiramisù e muitos outros.

Sorvete de Carvão


A china como sempre se mantem na vanguarda das criações mirabolantes. O sorvete de carvão só é vendido por lá, e ninguém sabe se ele é mesmo feito com pedras de carvão ou se apenas o sabor é parecido. A criação não foi uma alternativa à nenhum bloqueio comercial feito pelo governo socialista chinês, pelo contrário, o povo pediu, o mercado local criou. Apesar de todo o alarde, ninguém sabe ao certo quais os ingredientes da receita.

Sorvete de Ouro


Um restaurante Nova-Iorquino ilustrou as páginas do Guinness com o sorvete mais caro do mundo! Como não poderia ser diferente, o sorvete é feito com folhas comestíveis de ouro e é servido no Serendipity 3 - um famosíssimo restaurante em Upper East Side. Além das cinco gramas de ouro comestível de 23 quilates, a receita contém 28 tipos de cacau procedentes de 14 países, e custa US$1.000. Aos que querem desembolsar essa grana para tomar um sorvete de chocolate com cobertura dourada é preciso fazer a encomenda com 48 horas de antecedência.

►Via Adoro Viagem

Nenhum comentário: