sábado, outubro 15, 2011

Dieta da primavera desincha, desintoxica e emagrece com saúde!

Primavera, enfim o calor, e a alegria estão de volta. Sem contar a beleza das flores que nos oferecem um espetáculo de aromas e cores. Eis o quadro perfeito para aproveitar o sol. Agora é só caprichar na dieta e arrasar nessa nova estação! Dieta da primavera desincha e emagrece com saúde!

Dez alimentos que desincham e desintoxicam
A retenção de líquido é um dos fatores que mais contribuem para o desconforto e o aumento de peso. Alguns alimentos têm propriedade diurética, ou seja, ajudam no funcionamento dos rins. Este órgão é, basicamente, beneficiado pela ingestão adequada de água e alimentos com alto teor do líquido.

Os rins são responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas do organismo. O consumo de água e diuréticos estimula a produção da urina, garantindo essa eliminação com mais frequência.

Dê preferência o consumo destes produtos in natura (crus), na forma de sucos ou chás. Assim, a pessoa aproveitará todas as propriedades destes alimentos.

Abacaxi: rico em vitaminas A, B, C, fósforo, cálcio, potássio e bromelaína. É indicado na má digestão, beneficia o aparelho urinário, a pressão arterial, artrite, bronquite, tosse e obesidade. A bromelaína é uma enzima presente no abacaxi que ajuda na digestão, e ainda pode ser eficaz para dissolver coágulos sanguíneos.

Coco: rico em vitaminas A, do complexo B (B1, B2, B5), vitamina C e sais minerais, como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio e cloro. Também é rico em fibras, proteínas, carboidrato e gorduras. São vários os benefícios que a água de coco nos proporciona. Ela ajuda a reduzir colesterol, reduz a pressão arterial, desidratação, diarréia, trata úlcera estomacal e depura o sangue.

Melancia: rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e betacaroteno. Ajuda a amenizar os sinais de envelhecimento, previne contra o câncer, auxilia na eliminação de acido úrico, além de limpar o estômago, intestino e obesidade.

Cenoura: estimula o metabolismo, carrega minerais, silício e potássio, que ajudam na eliminação dos excessos de líquidos no organismo;

Pepino: rico em ferro, enxofre, potássio, fósforo e betacaroteno. O pepino é diurético e ajuda a eliminar o excesso de acido úrico. É muito bom para a pele e o envelhecimento.

Salsa: rico em vitaminas A e C, a salsa é anticancerígena, alivia dores de estômago e ajuda na eliminação de gases. É diurético, elimina o excesso de líquidos, da celulite, inflamações das vias urinárias e cálculos renais. Ela também melhora os distúrbios menstruais, refresca o hálito e fortalece a estrutura do colágeno da pele.

Beterraba: rica em: açúcar, proteínas, fibras, vitaminas A, do complexo B, vitamina C e sais minerais como: ferro, zinco, sódio, potássio e magnésio. É muito boa para combater anemia, perda excessiva de líquidos e problemas de fígado.

Dente de leão: rico em ferro e cobre. Usado nos casos de diabetes, hemorróidas, gota, artrite, ajuda aliviar a retenção de líquidos e reduz a hipertensão arterial.

Melão: rico em vitaminas A, do complexo B, vitamina C, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno. Ajuda na desintoxicação alimentar, males dos rins, é um hidratante, também auxilia contra a obesidade.

Água:Ingerir de um litro e meio á dois de água pura diariamente ajuda a eliminar o inchaço e as toxinas acumuladas no organismo, além de melhorar o funcionamento dos órgãos internos e a beleza da pele, cabelos e unhas.

Cuidado perigo!

Assim como existem alimentos que contribuem para a eliminação de líquidos há os que tem efeito contrário. Portanto se você sofre com o problema, consuma com moderação: Repolho, couve, couve-flor, batata-doce, leite, provocam a sensação de inchaço pois eles fermentam em seu organismo provocando gases. Alimentos com cafeína, como café, chá mate, guaraná, achocolatado, frituras, ketchup e mostarda, só fazem atrapalhar, em tudo. Doces, além de engordar, produz mais toxinas no organismo. Embutidos (salame, mortadela) e carnes como bacalhau e carne-seca, por ter muito sal, e enlatados, devido aos conservantes.

E para dar uma força em sua dieta...

Sucos que secam

Confira duas receitas de sucos que ajudam a eliminar líquidos e consequentemente emagrecer.

Mix de frutas

Ingredientes 1 copo de suco de laranja 1/2 maçã 1 fatia de melão 1/2 pera 1 colher (chá) de gengibre ralado gelo à vontade.

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador.

Shake light de melancia

Ingredientes 1 fatia pequena de melancia 2 colheres (sopa) de sorvete de creme light gelo à vontade.

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador.

Cinco alimentos que emagrecem

Chá verde
Rico em cafeína, teofilina e teobramina, o chá age com efeito termogênico, aumentando a temperatura corporal e acelerando o nosso metabolismo. Sem contar que estas substâncias agem no nosso sistema central, aumentando a mobilidade da gordura estocada no organismo.

Linhaça
Por conter grande quantidade de fibras solúveis, ajuda na absorção de água e formação de um gel viscoso que retarda o esvaziamento do estômago. Este mesmo gel também absorve parte das gorduras ingeridas que ficam estocadas no intestino. O mais indicado é que você consuma de 2 a 4 colheres por dia.

Pimenta
Assim como o chá verde, a pimenta aumenta a temperatura do corpo e acelera o metabolismo. Contudo, este alimento não é indicado para quem sofre de gastrite. Para os demais, vai a dica: quando consumimos pimenta de maneira demasiada, acabamos destruindo os sensores do nosso paladar. Portanto, poucas gotinhas para temperar o seu almoço são o suficiente para acelerar a dieta.

Cúrcuma
Apesar de muita gente ainda não utilizar este tempero no seu dia a dia, além de muito saboroso, ele é bastante eficaz para a dieta. Ela possui ação antiangiogênica, ou seja, previne a formação de novos vasos sanguíneos, necessários para o crescimento do tecido adiposo. Por isso, pode ser considerado um aliado na luta contra a obesidade.

Farinha de maracujá
Rica em pectina, este produto possui a mesma ação da linhaça, ou seja, atua como inibidor de apetite e ajuda no esvaziamento do intestino. Uma de suas maiores vantagens é que a farinha age diretamente na eliminação de gordura e açúcares. Consuma 2 colheres de sopa opor dia, em sucos, vitaminas, iogurte, saladas.

Atenção: A pratica de atividade física (sempre sob orientação médica) colabora para um resultado mais rápido e eficiente na eliminação dos quilos extras, além de beneficiar a saúde de maneira geral. Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.

Um comentário:

Sena do Aragão disse...

Ótimo! Como sempre, sua iniciativa nos faz bem.

Só para acrescentar:

Beber bastante água, mas se ingerido alimentos com alto teor de açúcar (como doces e balas), aguardar um pouco. Pois a água pode levar a glicose em grande quantidade diretamente para a corrente sanguínea.