domingo, julho 17, 2011

De olho na castanha-do-pará



Apenas duas unidades diárias do alimento trazem grandes benefícios para o organismo.




Fácil de carregar para todos os lugares e cheia de benefícios para a saúde: essa é a castanha-do-pará, uma oleaginosa pequena que deve fazer parte da sua alimentação. Se você é daqueles que não se convencem facilmente, saiba que, além de deliciosas, elas são uma ótima fonte de selênio, mineral que protege as células contra o efeito dos radicais livres – as temidas moléculas que contribuem para o envelhecimento, doenças de coração e até o câncer.

Débora Villar, nutricionista do Rio de Janeiro, diz que as castanhas-do-pará, que agora também são conhecidas por castanhas-do-Brasil, são alimentos altamente ricos e muito práticos. “A recomendação diária desse mineral é de 55 microgramas, ou seja, com apenas uma ou duas castanhas você garante suas necessidades”, diz ela.

Um estudo realizado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, mostrou que ingerir duas castanhas por dia aumenta, em média, em 65% a taxa de selênio no sangue de um adulto. O selênio tem um papel importante para o bom funcionamento da tireóide e do sistema imunológico. “Pessoas com artrite reumatóide, câncer, asma e HIV costumam ter um baixo teor de selênio no sangue”, explica a nutricionista. Ainda segundo ela, se sua alimentação é saudável provavelmente você tem o mineral nas taxas recomendadas. “Mas se você é fumante, toma bebidas alcoólicas ou contraceptivos (pílula), seu corpo pode estar precisando de selênio”, diz Débora.

Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology, dos Estados Unidos, afirmou que a ingestão de selênio durante a vida de uma pessoa pode influenciar na forma como ela mantém suas funções cognitivas à medida que envelhece. Pesquisadores descobriram ainda que o cérebro reage ao selênio de forma diferente de outras partes do corpo. Segundo os estudiosos, essas são pistas de que o mineral pode ser um aliado contra doenças degenerativas como o Alzheimer.

Entretanto, de acordo com a nutricionista, o abuso desse mineral pode trazer conseqüências negativas para o organismo. “O limite não deve passar dos 400 microgramas diários”, afirma. No caso das crianças, é recomendável, inclusive, não ingerir mais do que meia castanha ao dia. Ela explica ainda que, acima dessas quantidades, o selênio pode trazer efeitos tóxicos para o organismo.
Redação Terra

Vamos ensinar Passo a Passo como fazer uma Receita Deliciosa com Castanha do Pará

Barras de Cereais com castanhas do pará – Ingredientes: 1 xícara de farinha de trigo integral fina; 1 xícara de gergilim integral branco; 1 xícara de açúcar mascavo; 3 xícaras de aveia em flocos finos; 1 xícara de castanha do pará picada; 1 colher de fermento em pó; 2 colheres de margarina; uvas passas; 1 pitada de sal; manteiga e farinha integral para untar.

Como Fazer, Passo a Passo: Misture todos os ingredientes até formar massa homogênea, reserve. Coloque essa massa numa forma untada e pressione sobre a assadeira. Leve ao forno aquecido por 30 minutos. Espere esfriar e corte as barrinhas.


Gostou das informações sobre os benefícios da castanha do pará, então aproveite e faça essa deliciosa receita. Bom Apetite!

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