sexta-feira, setembro 24, 2010

O sonho de Ícaro...e de da Vinci

Um estudante canadense, da Universidade de Toronto, realizou um feito que pode dar a ele um recorde mundial: ele foi o primeiro homem a voar em uma aeronave que funciona com o mesmo princípio das aves : batendo as asas para impulsionar o vôo.

Muitos inventores buscam,há séculos, o sonho do Ornitóptero(do grego ornithos=ave e pteron=asa) que é uma aeronave que voa ao bater suas asas , sendo que o mais famoso deles é, sem dúvida,o de Leonardo da Vinci – apesar dele mesmo nunca ter tirado seu projeto do papel.

Inspirado por estes grandes inventores, Todd Reichert, um aluno de doutorado do Instituto de Estudos Aeroespaciais da Universidade de Toronto, no Canadá, foi o primeiro a voar na "Snowbird", desenvolvida no próprio instituto.

Reichert, precisou perder cerca de 9 kg para poder voar na “aeronave”, já que a mesma tem apenas 42 kg e o peso é um grande diferencial, assim como para os pássaros de verdade. As asas da "Snowbird" possuem 32 metros de envergadura e é feita de fibra de carbono, madeira e um tipo de espuma.

A Snowbird é o primeiro meio desenvolvido – e que funciona – para que pessoas possam voar como as aves,isto é, batendo as asas, sem utilização de nenhum modo de motorização. O vôo de Reichert durou 19,3 segundos e 145 metros e foi o primeiro realizado apenas com o força humana.

Apesar de ser puxado inicialmente por um carro, para que atinja a velocidade necessária para levantar vôo, a "Snowbird" é sustentada apenas com a força de seu piloto, por meio de pedais que realizam o bater das asas.


HPO The Snowbird from U of T Engineering on Vimeo.

Nenhum comentário: