domingo, maio 02, 2010

Guerra do Vietnã – Imagens do horror

Há 35 anos encerrava-se a Guerra do Vietnã no sudeste asiático, uma das mais sangrentas do século XX. O conflito envolveu de um lado, a República do Vietnã (Vietnã do Sul), um país capitalista sob regime ditatorial e apoiada pelos EUA; e do outro, o Vietnã (Vietnã do Norte), apoiado pela Frente Nacional para a Libertação (FNL), comandados por Ho Chi Minh, de orientação comunista.
As batalhas tiveram início em 1959 e terminaram em 30 de abril de 1975. Ideologia e política, foram os principais motivos do conflito, em um momento histórico em que o mundo era dividido em dois blocos: comunista e capitalista. No ano de 1964, os EUA entraram na guerra de fato. Em território vietnamita, os norte-americanos perderam milhares de soldados, em um conflito que consumiu milhões vidas. A guerra terminou com a rendição das tropas sul-vietnamitas e a retirada dos militares norte-americanos. Entre vencedores e vencidos, ficaram as imagens que serviram, e servem, para alertar o mundo sobre os horrores da guerra.

Leia a matéria:

O destino da menina que foi a cara de uma guerra. Kim Phuc, na época com 9 anos, foge após ataque com bomba de napalm. Trang Bang, Vietnã, 08/06/1972.Foto: Nick Ut/AP.


Tanque norte-vietnamita invadiu o Palácio Presidencial em Saigon, que significou a queda do Vietnã do Sul e decretava o fim da guerra. 30/04/1975. Foto: AP



População escala muro da embaixada norte-americana em Saigon, hoje chamada de Ho Chi Minh. 29/04/1975. Foto: Neal Ulevich/AP



Mãe sul-vietnamita carrega suas três crianças. Saigon, 29/04/1975. Foto: AP


Um homem carrega corpo do filho, próximo á fronteira com o Camboja. 19/03/1964. Foto: AP


Homens do exército norte-americano atravessam rio em Ben Cat. 25/09/1965. Foto: Henri Huet/AP


Médico James E. Callahan trata de um soldado da infantaria atingido na cabeça. Saigon, 17/06/1967. Foto: Henri Huet/AP




Helicópteros das forças armadas dos EUA fazem manobras. Saigon, 1966. Foto: Henri Huet/AP



Militar norte-americano, Lacey Skinner, rasteja em plantação de arroz em Thi. 1966. Foto: Henri Huet/AP



Soldado não identificado EUA tem escrito em capacete: 'a guerra é o inferno'. 18/06/1965. Foto: Horst Faas/AP



Soldado norte-americano é morto em combate na selva, perto da fronteira cambojana. 1966. Foto: Henri Huet/AP



Mulheres e crianças buscam proteção em um canal lamacento, durante intenso fogo cruzado em Bao Trai, cerca de 20 quilômetros a oeste de Saigon. 01/01/1965. Foto: Horst Faas/AP



Nesta foto de arquivo de Abril de 1969, uma mulher vietnamita do Sul chora sobre o corpo do marido, encontrado com mais 47 corpos em uma vala próximo Hue, no Vietnã. (Foto: AP / Horst Faas)





Execução
Talvez uma das fotos mais famosas do conflito seja esta, de Eddie Adams. Ela mostra o general vietnamita do sul Nguyen Ngoc Loan executando um oficial vietcong com um tiro na cabeça. As fotografias, no entanto, não mostram toda a verdade. O prisioneiro havia acabado de matar pelo menos oito pessoas, o que levou à sua execução. A imagem mudou a percepção do público sobre a guerra e perseguiu o general Loan até sua morte.


Monge budista, Quang Duc, ateia fogo em seu próprio corpo, como forma de protesta contra a perseguição aos budistas por parte do governo sul-vietnamita. Saigon, 11/06/1963. Foto: Malcolm Browne/AP

Volta para casa
Com a retirada americana em 1973, muitos prisioneiros de guerra foram soltos.
Ao voltar do Vietnã, o tenente coronel Robert L. Stirm reencontra sua família em uma base militar na Califórnia. Os sorrisos dizem tudo.

4 comentários:

Rosana Ibanez disse...

São fotos e fatos que deveriam ser esquecidos, porém ficarão eternizadas na memória de muitos que sofreram na pele toda violência desse conflito. Foi tudo muito triste!
Uma linda semana p/vc!!

Anônimo disse...

É importante o registro,tanto para a HISTORIA,quanto para a atualiade,onde vivemos e lemos as maiores atrocidades.
Os conflitos sempre existiram cabe ao Homem,saber ser o diplomata já que tem os fatos nas mãos.
ótimo trabalho.

Maria disse...

gostaria de saber de onde são essas imagens.
obrigada

Mary Villano disse...

Boa tarde Maria.
As imagens são deste site http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/guerra-do-vietna-imagens-do-horror/
Obrigada pela visita volte sempre.
Bjs