quinta-feira, março 18, 2010

O Caranguejo Gigante das Ilhas do Pacífico

Esses caranguejos nascem no mar, geralmente dentro de cavernas marinhas, e mais tarde decidem ir viver em terra até o momento de botar ovos, quando então voltam para o mar. O bicho se assemelha a uma lagosta, só que muito maior do que qualquer lagosta que você já viu, podem crescer até 4 quilos sendo que os machos chegam a ter uma largura toráxica de 32 centímetros enquanto as fêmeas cheguem a 29. Esses incríveis animais chegam a viver 40 anos. Eles são primos do caranquejo ermitão (aquele que carrega a concha nas costas). Além do coco, o caranguejo se alimenta de frutas, folhas, cascas dos ovos de tartaruga e até mesmo de outros animais.




Com suas garras ultra potentes, eles são capazes de tranquilamente aparar suas unhas na altura da junção dos dedos com a mão, já que todos os dias eles abrem buracos no coco com casca e tudo, até chegar na carne branca no interior.


Esse animal é fortemente atraído por objetos brilhantes. É normal que pessoas com propriedades nestas ilhas descubram que jarros de planta e objetos de prata foram roubados pelos caranguejos do coco.

Pelo grande tamanho, são criaturas lentas, e podem ser facilmente capturados com a própria mão, desde que se saiba onde segurar.



Não existem dados estatísticos para determinar se o animal corre algum risco de extinção.

Fonte

5 comentários:

Fabiola Vasconcelos, disse...

Olá Mary, menina que bichos feios são estes? Aff Se já tenho medo do de tamanho normal, este nem se fala. Mas fora o medo, o bichinho é bem feinho, não é?
Beijos

lucidreira disse...

Já havia visto uma matéria sobre os carangueijos da costa do Canadá, mais ainda não tinha lido nem visto sobre estes das ilhas do Pacífico, fico curioso se os humanos pode se alimentar deles.
Mais uma pro meu arquivo.
Bjos.

Sena do Aragão disse...

medonho...

Nunca tinha visto nada assim antes.

Anônimo disse...

São animais diferentes e incrivelmente interessantes. Isso não tem nada de medonho, e sim fascinante. É muito lindo ver como a natureza pode nos surpreender com suas formas de vida.

Anônimo disse...

ha esse caranguejo com uma cachaça.....é o bicho