segunda-feira, dezembro 28, 2009

Novo padrão de tomada no Brasil


O Brasil está adotando um novo padrão de plugues e tomadas definido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O plugue é composto de dois ou três pinos redondos.

Apesar de só ser obrigatório o uso do novo padrão para produtos fabricados e importados a partir de 1º de janeiro de 2010, alguns fabricantes de computadores já o incorporaram em seus produtos. A HP Brasil já o adotou em todos os seus computadores fabricados desde 1º de novembro.

Como o fabricante não tem a obrigação de avisar que seu equipamento já está como o plugue novo alguns consumidores estão sendo pegos de surpresa, sendo obrigados a providenciar um adaptador certificado pelo Inmetro ou a trocar as tomadas para uso do PC.

O Inmetro recomenda aos consumidores a trocarem as tomadas, pois os equipamentos com o novo padrão exigem maior corrente elétrica para funcionar, ou a utilizar adaptadores certificados pelo Inmetro por razões de segurança.

Pelo jeito alguém vai ganhar dinheiro em cima do consumidor que será obrigado a desembolsar alguns reais para se adaptar ao novo padrão.

E você já se adaptou?

Via

Nenhum comentário: