terça-feira, outubro 27, 2009

Celular 3G fornece localização precisa do usuário


Um smart phone é capaz de indicar não apenas que você está dentro do shopping center, mas também se você está na joalheria ou na loja de sapatos.

O sistema, chamado de SurroundSense, tem precisão para dizer se uma pessoa está de um lado ou de outro de uma parede no interior de um edifício. Por meio da câmera e do microfone do celular, a solução grava sons, luzes e cores, enquanto o acelerômetro registra padrões do movimento do dono do celular. As informações são enviadas a um servidor, que as processa em uma "identidade espacial" única.

Ionut Constandache, um dos desenvolvedores do SurroundSense, disse que não é possível obter muitas informações de cada medição individualmente, "mas, quando combinadas, as informações ópticas, acústicas e de movimento criam uma impressão digital do espaço."

Os pesquisadores percorreram 51 tipos diferentes de ambientes de lojas - de bares noturnos a joalherias - alimentando o sistema de análise das informações, que roda no servidor. Com isso, foi obtida uma precisão de 87% na determinação da posição exata do usuário do celular. Esse índice aumenta à medida que mais lugares são visitados e suas características identificadas e reconhecidas pelo programa.

Para que se transforme em um aplicativo real, o SurroundSense precisa ser habilitado para que funcione quando o celular estiver no bolso ou na bolsa do usuário - atualmente a câmera deve estar sempre apontada para baixo. Outra questão é a bateria. Os pesquisadores estão avaliando o rendimento do sistema quando o telefone somente fica ativo durante alguns momentos, e não o tempo todo, como agora.

Além disso, eles estão tentando determinar se todo o aplicativo deve rodar no servidor, no telefone, ou em uma combinação dos dois, como neste primeiro protótipo.

Nenhum comentário: