domingo, outubro 18, 2009

10 erros que aprendemos na escola

1. Einstein era um péssimo estudante na escola.
Alguma vez ouviste que o gênio que criou a Teoria da Relatividade, era muito ruim na escola?. Pois ninguém se converte em gênio da noite para o dia. A confusão existe, porque Einstein na Alemanha só tirava notas Ds, um “D” é a máxima qualificação nesse país, enquanto que nos EUA, a máxima é a nota “A”. Se Einstein tivesse estudado ali, certamente, só teria conseguido 'As'. Além disso, a idéia de ser mau na escola e gênio ao terminar é uma idéia que lhe encanta aos americanos para dar falsas esperanças aos seus patrícios.

2. Ratos adoram queijo.
O queijo é um produto processado, não se encontra na Natureza. Assim, como poderia eles se encantarem com algo que nunca conheceram? Eles preferem a manteiga, os cereais e qualquer derivado elaborado à base de grãos e sementes a cujo consumo adaptaram evolutivamente através de milhares de anos. Para complicar as coisas, alguns ratos são intolerantes à lactose. A próxima vez que você ouvir alguém izer que um rato levou seu queijo, é mais provável que tenha sido um gato ao qual adora leite e seus derivados.

3. Napoleão tinha baixa estatura.
Napoleão media 1,70m. Não parece suficientemente alto?. Mas, na verdade, essa era a média dos franceses daquela época. A confusão provém de que as medidas britânicas e as francesas não eram as mesmas, as quais convertidas faziam crer que ele media 1,60m. Os britânicos não tiveram nenhum problemas problema em difundir essa falsidade.

4. Thomas Edison inventou a lâmpada.
Edison não a inventou, ela já existia. O que ele fez foi aperfeiçoá-la para funcionasse eficientemente. É como se alguém criasse um Windows que funcione corretamente e disesse que o inventou. Mas houve outro inventor chamado Joseph Swan ao qual Edison copiou e de quem ganhou a patente judicialmente. E por que é atribuída a Edson? Talvez porque a lâmpada original durava 150 horas e a de Edison 1200.

5. A água flui diferente em cada hemisfério.
Uma vez aprendi que num hemisfério a água gira no sentido contrário a de outro. Isso vem da idéia de que os hemisférios todos estão ao contrário.

6. Os humanos descendem dos símios.
Nunca ninguém verá um macaco converter-se em homem. A idéia é de que há muito tempo existiu um pré-humano do qual alguns descednentes se converteram em macacos e outros em humanos através de milhões de anos. Em última instancia se poderia dizer que somos primos evoluídos, embora distantes.

7. Os vikings usavam chifres.
A verdade é que nunca se encontrou esqueletos vikings com chifres. Simplesmente se lhes atribui isso para fazê-los ver como se fossem ferozes e primitivos.

8. Colombo acreditava que a Terra era plana.
Colombo e maioria das pessoas da época acreditavam que a Terra era redonda. A idéia não era nova, vinha desde o ano 240 A.C. Os que acreditavam nisso eram os dogmátic os da época. Algo similar ao que ocorre atualmente com quem não crer que exista vida em outros planetas.

9. Diferentes partes da língua sente sabores diferentes.
Existe quem lhe tenha falado que o doce, o ácido, o salgado e o amargo têm sua zona específica. Mas se perderes meia língua seguirás sentindo todos os sabores, inclusive as diferentes combinações de sabores que têm zona específica.

10. A Lua só sai à noite.
Na realidade, a Lua não sai de nenhum lugar; o que se passa é que, de noite, se pode apreciá-la melhor já que o sol não está presente. Recordemos que a Lua não têm luz própria. Só reflete a luz do sol, como um grande espelho. Inclusive, em ocasiões a Lua é perfeitamente visível de dis quando está em posição adequada.

2 comentários:

rafaelsantos88 disse...

Como não possuo conhecimento sobre outras afirmações, comentarei apenas da primeira. As notas ruins eram referentes a matemática, e somente a esta matéria. Ele não era um aluno ruim, ele apenas não se interessava por matemática por achar na época que conseguiria avançar em estudos físicos sem precisar aprender matemática propriamente dito. E sim, ele tinha dificuldade. Tanto que bastante tempo depois, na época em que começou a elaborar teorias importantes, ele teve que parar por algum tempo para estudar apenas matemática, já que não conseguia progredir em seus estudos sem conhecimento bastante. Inclusive, várias de suas teorias, ele pedia ajuda de matemáticos para desenvolver suas teorias por completo. Há um episódio de Einstein curioso, quando John Nash(matemático ganhador do prêmio nobel de economia) foi apresentar uma teoria matemática para um professor que estava em Princeton na época(Einstein), depois de Nash escrever, quase por uma hora, fórmulas no quadro, Einstein simplesmente disse algo como, "Vá estudar mais de física, e depois você retorna aqui". O boato que segue é que Einstein não entendeu completamente nada do que Nash escrevera e dissera. Pouco tempo depois, Eisntein lancou uma teoria premiada, parecidíssima com as anotações de Nash.

Diego Galeano disse...

OLÁ DIEGO DIAS,

QUANTO A MENTIRA NUMERO 5, ELA SE JUSTIFICA DEVIDO AO EFEITO CORIOLIS, ELE REALMENTE EXISTE MAS NÃO FUNCIONA COM A AGUA EM UMA VAZINHA, PIA, PRIVADA OU ETC.

EU ESCREVI UM ARTIGO EXPLICANDO O PORQUE DISSO, VALE A PENA LER.
http://curiofisica.com.br/coriolis-agua-da-pia/