sábado, julho 04, 2009

TV da fechada Coreia do Norte 'sai da rotina' e transmite comercial de cerveja

Anúncio, de quase três minutos, foi interceptado pela Coreia do Sul.
Ele garante que a bebida alivia o estresse e aumenta a longevidade.

A Coreia do Sul captou a transmissão de uma propaganda de cerveja que teria ido ao ar na TV estatal da vizinha Coreia do Norte.

O comercial, de quase três minutos, teria sido veiculado após um noticiário na última quinta-feira (02/07/09).

Ele mostra um homem suado segurando uma caneca de cerveja, com uma legenda onde se lê: "Taedong River Beer é o orgulho de Pyongyang".

O comercial diz que a cerveja alivia o estresse e aumenta a saúde e a longevidade. Ele também mostra imagens de um bar na capital, Pyongyang, repleto de pessoas bebendo.

A TV estatal do isolado regime comunista norte-coreano geralmente não transmite comerciais. O país tem uma economia fechada e tenta se resguardar das influências do capitalismo.

A programação consiste de noticiários, descrições de indústrias, desenhos infantis e documentários sobre o presidente do país, Kim Jong-il (que, aparentemente, é um apreciador da bebida), e seu pai, o fundador do regime, Kim Il-sung, além de slogans de propaganda e música, segundo o ministério sul-coreano de Unificação.

O ministério monitora a programação de TV do vizinho e rival há mais de duas décadas. Segundo um funcionário encarregado da "espionagem", é a primeira vez que esse tipo de anúncio vai ao ar.

O comercial enaltece o valor nutritivo da cerveja, dizendo que ela é feita de arroz e contém proteína e vitamina B2.

O anúncio não especifica quanto a cerveja custa. A Coreia do Norte está entre os mais pobres do mundo e tem dificuldades para alimentar seus 24 milhões de habitantes.


Fonte G1
Enviado por Binho

Nenhum comentário: