domingo, junho 28, 2009

Você acha o atendimento do seu dentista ruim?

Pelo equivalente a uns poucos Euros é possível conseguir tratamento dentário nas ruas das cidades indianas. Pushkar Singh é um dos dentistas de rua em Jaipur na Índia e cheio de orgulho declara que sabe manusear bem seus instrumentos.
Quando Pushkar teve de abandonar o emprego do marceneiro há dez anos porque tinha quebrado o braço, seu tio Pyara treinou-o como um dentista de rua. Hoje o parente idoso que o acompanha em seu "consultório", só ajuda nos casos mais complicados.
Não falta trabalho para ele e para outros que se dedicam a essa profissão. Em um país em que a maioria dos habitantes não tem dinheiro para procurar um profissional graduado em odontologia, Pushkar e tantos outros que se dedicam a esse tipo de trabalho, são a única solução. Por mês a atividade lhes rende em média, cerca de 40 Euros.
Higiene e assepsia inexistem. Seringas e agulhas não são descartáveis e são reutilizadas após simples lavagem com alguma solução teoricamente anti-séptica que também serve para os bochechos dos clientes e para lavar as mãos do "dentista"...Depois da consulta, é claro. Mas quem se preocupa com isso?

Nenhum comentário: