domingo, junho 28, 2009

Difícil arte de ser mulher

Sociedade capitalista e machista desrespeita a inteligência da mulher.

Na sociedade capitalista, onde o lucro impera acima de todos os valores, o padrão machista de cultura associa erotismo e mercadoria. A isca é a imagem estereotipada da mulher.

Sua autoestima é deslocada para o sentir-se desejada; seu corpo é modelado segundo padrões consumistas de beleza; seus atributos físicos se tornam onipresentes.

Onde há oferta de produtos – TV, Internet, outdoor, revista, jornal, folheto, cartaz afixado em veículos – o que se vê é uma profusão de seios, nádegas, lábios, coxas, etc. A mulher é castrada em sua inteligência, em seus talentos e valores subjetivos e, agora, dilacerada pelas conveniências do mercado. É sutilmente esfolada na ânsia de atingir a perfeição.

Para evitar ser execrada, deve controlar o peso à custa de sacrifícios, mudar o vestuário frequentemente, submeter-se à cirurgia plástica por mera questão de vaidade.

Toda mulher sabe: melhor que ser atraente, é ser amada. Mas o amor é um valor anticapitalista. Supõe solidariedade e não competitividade; partilha e não acúmulo; doação e não possessão.

E o machismo impregnado nessa cultura voltada ao consumismo teme a alteridade feminina. Melhor fomentar a mulher-objeto (de consumo).

Se o atrativo é o que se vê, por que o espanto ao saber que a média atual de durabilidade conjugal no Brasil é de sete anos?

Como exigir que homens se interessem por mulheres que carecem de atributos físicos ou quando estes são vencidos pela idade?

Pena que ainda não inventaram botox para a alma. E nem cirurgia plástica para a subjetividade do ser humano.


Frei Betto Autor de “A Arte de Semear Estrelas”

3 comentários:

ingrid disse...

adorei mto bom esse texto!acabei de criar o meu blog e eu preciso de dicas,é um blog destinado a mulher traida ou não fazer levantar a alto estima das mulheres para que não sejam usadas ...
aguardo resposta.

Mary disse...

Ingrid, deixe o endereço do seu blog.
Obrigada por sua visita, seja sempre bem vinda.
Bjs

drica disse...

Gostei muito do blog, visite o meu e dê sua opinião. Bjos
www.entreamigas-vida.blogspot.com