quinta-feira, junho 25, 2009

Animais de estimação também podem pegar doenças de inverno

A época fria do ano chegou, alterando a rotina dos bichos de estimação e de seus donos. Como os seres humanos, os animais sofrem com as baixas temperaturas e com uma doença típica da estação: gripe.

No mundo canino, ela é chamada de traqueobronquite infecciosa canina (ou tosse dos canis). É a doença de maior incidência nesta época do ano. Para gatos, o nome do perigo é rinotraqueíte. A transmissão se dá por via respiratória, sempre entre seres da mesma espécie. O tratamento é simples, estruturado em analgésicos e anti- inflamatórios.

Atenção aos sintomas. Se o pet apresentar tosse seca, como se fosse engasgar, nariz escorrendo, infecção ocular, falta de apetite e está quieto demais, provavelmente ele está gripado.

Gripe hoje não causa maiores preocupações. Existem vacinas que protegem os bichos por um ano, a primeira imunização exige uma segunda aplicação, que é feita 21 dias depois da primeira dose.

Já levar os pets para passear no inverno pode ser um drama. Ventos frios, chuva e poças d'água são fatores que fazem qualquer um repensar um passeio. O uso de roupinhas é recomendado, o ideal é passear em lugares onde o contato com outros animais é zero e nos horários mais quentes do dia.

Os pelos são a proteção natural dos animais e contribuem para que os bichos sintam menos os efeitos do frio. Para os animais, a tosa é uma questão de saúde. Mesmo com as temperaturas baixas, deve ser feita como em qualquer outra estação do ano. Há quem pense que colocar uma roupa resolve o problema depois de um corte rente ao corpo, deixar a veste por semanas resulta em embaraços, focos de bactérias.

Tal conduta pode gerar infecções. As roupinhas são aconselháveis, mas, antes de dormir, as peças devem ser retiradas e o pelo do animal, escovado, para evitar que fique embaraçado.


Verdades e mitos

Banho, sim ou não?
A frequência de banhos até aumenta no inverno, o segredo é não deixar os pets molhados para evitar fungos. Cuidado na hora de secar. Os secadores para cabelos podem queimar a pele dos bichos. Nos pet shops, há equipamentos com jatos de ar quente e com pressão para retirar toda a água. Há a opção do banho seco, com sprays e lenços umedecidos.

Gripe suína x pets
O vírus que deixa o planeta em alerta não representa ameaça aos pets: Cães e gatos só são infectados por agentes contraídos de seres da mesma espécie.

9 comentários:

Frida e Nina disse...

Gostei do seu Blog!
Conheça o meu!

Lambeijokas
Fridoca
---------------
Blog Lambeijokas
http://lambeijokas.blogspot.com

Marcio disse...

Oi Mary

Ótimo artigo! Essa época é bem complicada mesmo, principalmente para quem tem cachorro em apartamento como é o meu caso. Nem sempre os passeios podem acontecer quando a gente quer pois o tempo está sempre feio. Aqui em Curitiba mesmo é um drama, as variações de temperatura chegam facilmente a 15 graus por dia, imagine, 25 graus no meio do dia e 10 graus a noite. E pra quem tem uma cocker mega agitada como eu, fica mais difícil ainda..rs.

Parabéns pelo blog!!!

Beijos

Márcio

iasmim disse...

olá gente quero falar um pouco sobre a alimentação do hamster sirio!




Eles devem comer primordialmente a ração especializada. Como suplementação pode ser dado frutas, verduras e vegetais.

Leia mais: Cuidados com o hamster Sírio

iasmim disse...

oi gente quero falar sobre o lar do hamster!


O hamster tem que ter uma gaiola própia com rodinha para ele se exercitar é necessario que a gaiola esteja limpa, e é precisso que esteja com seragem propia para hamster ou jornal para que fique bem limpa.

o hamster tem que estar bem alimentado todos os dias ,é necessario um bebedouro própio,o hamster come girasol e ração de coelho , ele tem que se acustumar com os dois tipos de comida e sempre que ele come de uma sobremesa como: maça,banana,manga,cenoura,batata,bolacha de nata e nada de comida acida como:tomate,alface,mandioca,fritura,carne e chocolate assim o seu hamster fica forte ,saudavél e feliz

Anônimo disse...

Pessoal tenho 2 calopsitas um macho e a outra femea, mas eles não se acasalam, ela joga muito charme pra ele, mas ele cai fora, o que pode estar acontecendo? Tenho fotos deles na rede social do animal club (www.animalclub.com.br). Se alguem puder me dar dicas agradeço.
Eneida

jaciara disse...

ola,boa noite,adorei seu blog,recentemente tambem fiz um voltado aos animais,de uma passadinha e de sua opiniao,agradeceria sua sinceridade http://jaciarapains.blogspot.com

joao batista duarte gaburri disse...

ola Mary gostei muito de seu blog tanto que virei seu seguidor e gostaria de convidar para participar do meu. Sou defensor dos animais e acho que voce vai gostar: http://rottweilerumcaopanheiro.blogspot.com/

comprar views no youtube disse...

está de parabéns !

comprar views no youtube disse...

está de parabéns !