domingo, março 22, 2009

Migração de arraias no México

As arraias parecem folhas gigantes flutuando no mar, milhares delas são vistas aqui se reunindo no litoral de México. A cena espetacular foi registrada quando essas criaturas magníficas faziam uma de suas migrações semestrais em massa para locais mais apropriados



Deslizando silenciosamente sob as ondas, elas transformam áreas de água azul em ouro no norte da Península de Yucatan. Sandra Critelli, uma fotógrafa amadora, viu o fenômeno enquanto procurava por tubarões baleia.




"Foi uma imagem inacreditável, disse ela, muito difícil de descrever. A superfície da água foi coberta por vários tons de ouro que pareciam uma camada de folhas de outono movidas pelo vento. É difícil de dizer exatamente quantas arraias haviam, mas deveriam ser milhares"



"Fomos cercados por elas e podíamos ver muitas na superfície de água. Eu tive muita sorte de estar naquele momento para poder presenciar o melhor que a natureza tem para oferecer"

Muitas delas chegam a medir 2 metros de comprimento.

As arraias douradas também são conhecidos como arraias nariz-de-vaca.




Elas têm barbatanas peitorais pontudas que se separam em dois lóbulos na frente de suas cabeças altas que fazem com que elas se pareçam com uma vaca. Apesar de poder dar ferroadas venenosas, elas são tímidas e não ameaçam ninguem quando se reúnem em grande quantidade.

As arraias do Golfo do México migram em quantidades de até 10.000, que vai da Flórida até Yucatan.


(Recebi por e-mail)

Nenhum comentário: