quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Quer saber o que significa Aniversário?



Saiba um pouco mais sobre os termos mais comuns que têm tudo a ver com o dia.


Aniversário é uma palavra latina que significa "aquilo que volta todos os anos". Anniversarius vem de annus (ano) e vertere (voltar), ou seja, aquilo que se faz ou que volta todos os anos.


Velinhas de aniversário
O bolo de aniversário parece ter surgido na Grécia, em homenagem a Artemis, a deusa da caça, reverenciada no dia 6 de cada mês. Dizia-se que as velas representavam o luar.
Na Idade Média, esse costume chegou à Alemanha. Os camponeses faziam festas infantis que começavam ao raiar do dia. As velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo. Naquele tempo, o número de velinhas não era igual ao número de anos do aniversariante. O bolo recebia uma vela a mais - sinal da luz da vida.

Feliz Aniversário em alguns idiomas

Em Inglês
Happy Birthday

Em Francês
Joyeux Anniversaire

Em Italiano
Felice Anniversario // Buon compleanno

Em Espanhol
Feliz Cumplaeaños

Em Alemão
Herzlichen Glückwunsch ou Zum Geburtstag

Em Holandês
Een Gelukkige Verjaardag ou Wel Gefeliciteerd

Em Chinês




2 comentários:

Botoja disse...

Interessante esse assunto, semana passada eu pesquisei sobre isso - coincidência. Nunca comemorei aniversários por se tratar de uma comemoração com orígens de adoração a deuses antigos. Quando fiz minha pesquisa semana passada, encontrei isso:

“Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração — com o requinte de velas acesas — nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. . . . Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão.” — Schwäbische Zeitung (suplemento Zeit und Welt), de 3/4 de abril de 1981, p. 4.

“Os gregos criam que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia a seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam esta idéia. . . . Esta noção incorporou-se na crença humana e reflete-se no anjo-da-guarda, na fada e no santo padroeiro. . . . O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. . . . Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de [Ártemis]. . . . As velas de aniversário, na crença popular, são dotadas de magia especial para atender pedidos. . . . Velas acesas e fogos sacrificiais têm um significado místico especial desde que o homem começou a erigir altares para seus deuses. As velas de aniversário são assim uma honra e um tributo à criança aniversariante e trazem boa sorte. . . . As saudações natalícias e os votos de felicidade são parte intrínseca deste dia de festa. . . . Originalmente, a idéia enraizava-se na magia. . . . As saudações natalícias têm poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa nesse dia está mais perto do mundo espiritual.” — The Lore of Birthdays (Nova Iorque, 1952), de Ralph e Adelin Linton, pp. 8, 18-20.

Dentre os assuntos que encontrei esses dois me chamaram a atenção.

Foi mal, pelo comentário gigante, só quis contribuir com o assunto que por coincidência tinha pesquisado a pouco tempo.

Abraço!

Anônimo disse...

mas os comentarios dois significam a mesma coisa ,so foi contado de forma diferente!!