sexta-feira, janeiro 30, 2009

Curiosidades dos Recordes


RECORDE DO LANÇAMENTO DO OVO
Há recordes verdadeiramente estranhos, para não dizer malucos. Em 12 de novembro de 1978, um americano do Texas, Johnny Dell Foley, conseguiu atirar um ovo fresco que foi apanhado pelo seu parceiro Keith Thomas, a 98 metros e 51 centímetros de distância. Por incrível que pareça, este recorde de lançamento de ovo à distância está registado no Guiness.

AS MAIORES RÃS
Encontram-se em África as maiores rãs do mundo. Em 1989, um exemplar, capturado no Rio Sanaga, República dos Camarões, media 36,83 cm só de corpo e pesava 3 quilos e 660 gramas. O comprimento, com as pernas estendidas, chegava a 87,63 cm.

NO TOPO DO MUNDO
A maior altitude do planeta é a do cume do Everest, nos Himalaias, e mede 8.840 metros. O seu nome é uma homenagem ao topógrafo do exército colonial inglês, o coronel George Everest, que fez a medição geodésica da cordilheira entre 1823 e 1843. Everest, porém, não é o único nome que o monte possui. Os chineses chamam-no de Chu-mu-lang-ma Feng; para os nativos nepaleses ele é o Sagarmatha, "Topo do Céu"; enquanto os tibetanos lhe chamam Chomolungma, "Mãe da Terra".

O MAIS ALTO HOTEL
O hotel Burj Al Arab, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes, é o hotel mais alto do mundo, com 321 metros de altura, distribuídos em 60 andares, e também o maior prédio contruído sobre a água. Isso mesmo! A torre, que imita a vela de um barco, foi projetada em pleno mar e é sustentada sobre uma plataforma que desce 45 metros abaixo do nível da água. O hotel de 202 suítes é feito apenas com os mais finos materiais, como carvalho inglês, linho irlandês, boa quantidade de ouro e até mármore usado por Michelangelo. Para o conforto dos hóspedes ainda são oferecidos quartos com TV de plasma com sistema de som surround, camas rotatórias e um restaurante no fundo do mar para onde os clientes vão de submarino. Se quiser experimentar os prazeres que esta maravilha moderna oferece é melhor começar a economizar. O menor quarto - que tem 170 m² - é oferecido pelo preço de 1.200 dólares por noite.

O MAIOR SER VIVO
Sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no leste do Estado norte-americano do Oregon, um fungo subterrâneo que foi lentamente abrindo caminho por entre as raízes das árvores, durante séculos, acabou por se transformar no maior organismo vivo do planeta. O Armillaria ostoyae, popularmente conhecido como cogumelo do mel, nasceu como uma partícula minúscula, impossível de ser observada a olho nu, e foi estendendo os seus filamentos, os rizomorfos, durante um período estimado de 2.400 anos, matando árvores enquanto se desenvolvia. Atualmente, o fungo cobre uma área de 880 hectares, equivalente a 1.220 campos de futebol. Sobre a superfície, o colosso manifesta-se na forma de pequenos cogumelos de aparência inocente.

O MAIOR COMILÃO
O japonês Kazutoyo "O Coelho" Arai, de 32 anos, foi considerado o maior comedor de hot dogs do mundo, ao devorar 25 cachorros-quentes em doze minutos, durante um concurso em Coney Island, praia popular que fica a uma hora de Nova York, no dia 4 de julho de 2000. Arai ganhou - além de uma provável indigestão - o cobiçado troféu internacional do 85º Campeonato Anual de Comedores de Hot Dogs. Com quase 50 kg de peso, ao ingerir 25 sanduíches, arrebatou a coroa do americano Steve Keiner, um engenheiro de 51 anos, campeão mundial da especialidade há um ano. O vitorioso no concurso ganha um ano de salsichas grátis, cedidas pelo patrocinador, Nathan.

O MAIOR SORRISO
De entre todos os dinossauros, o Hadrossauro é o que tinha o maior número de dentes. O animal com bico de pato possuia uma arcada de nada menos do que 960 presas (para comparar, o ser humano tem 32). Além de grandes, os seus sorrisos eram duradouros; os dentes eram renováveis, sendo que um espécime podia ter até 10.000 deles no decorrer da sua vida.

O MAIOR ANIMAL TERRESTRE
Os elefantes africanos são os maiores animais terrestres do mundo. Eles atingem a altura de até 3,7 m e podem pesar de quatro a sete toneladas, graças aos 150 kg de comida ingeridos diáriamente. A sua pele chega a ter quatro centímetros de espessura. Os bichinhos são herbívoros e habitam as savanas de África, onde vivem sempre em grupo até aos 60 anos.

O MAIOR TEATRO
Apesar do edifício do Congresso Nacional de Pequim ter acomodações para 10 mil pessoas e ser usado também para representações teatrais, o maior teatro do mundo é o Perth Entertainment Center, construído especialmente para esta finalidade, na cidade de Perth, Austrália. Pode acomodar 8.500 pessoas. O palco principal mede 21,3 metros de largura. É nele que, anualmente, se realiza um festival de arte, com duração de cinco semanas, que atrai grandes talentos da dramaturgia, música, balet e cinema.

A PROFESSORA QUE DEU MAIS AULAS
A professora que mais tempo deu aulas no mundo é a venezuelana Medarda de Jesus León de Uzcategui. Em 1996, ela ainda vivia em Caracas e festejava 84 anos de exercício ininterrupto do magistério. Era conhecida como La Maestra Chucha e iniciou-se na profissão em 1911, aos 12 anos de idade, quando fundou uma escola primária juntamente com as suas duas irmãs.

O GOLEIRO GOLEADOR
O goleiro com mais golos marcados no mundo é o paraguaio José Luis Chilavert, jogador da seleção do Paraguai. O jogador, campeão dos penaltis e faltas, já marcou cerca de 60 golos em toda a sua carreira e é o 3º melhor marcador da selecção do Paraguai. Fora dos campos, Chilavert também é bastante famoso. O guarda-redes é conhecido pelos seus comentários e actos ofensivos contra os seus adversários.

O MAIOR INVERTEBRADO
O maior animal invertebrado do mundo é a lula gigante do género Architeuthis dux, que pode chegar a medir 18 metros e pesar 900 quilos. Estes misteriosos seres vivem no fundo do oceano, entre 200 e 1000 m de profundidade, e nunca foram vistos com vida, motivo pelo qual se sabe muito pouco sobre os seus hábitos. Donas dos maiores olhos da natureza (podem chegar a 30cm de diâmetro), já deixaram marcas da sua passagem na regiões temperadas de todos os oceanos. Os espécimes estudados até hoje foram encontrados mortos, boiando por aí, ou no estômago de alguma baleia. A lula gigante ficou famosa no mundo através da obra de Julio Verne, 'Vinte Mil Léguas Submarinas'.

A DOENÇA MAIS ANTIGA
A doença conhecida mais antiga do mundo é a lepra, cujos primeiros registos datam de 1350 a.C.. Apesar da idade, um tratamento rápido e eficaz contra ela só foi descoberto no início dos anos 80, com o desenvolvimento da poliquimioterapia. A moléstia é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e ataca principalmente os nervos e a pele, podendo causar deformações em estágios mais avançados. Devido ao preconceito com o qual a doença é encarada, o seu nome foi mudado em alguns países para hanseníase.

O MAIOR TIRANOSSAURO
O maior, mais completo e mais bem conservado fóssil de Tiranossauro Rex já encontrado chama-se Sue e está exposto no Field Museum, em Chicago. Apesar do nome feminino que recebeu, não se sabe se Sue era fêmea ou macho. O apelido, na verdade, é uma homenagem à sua descobridora, Sue Hendrickson, que encontrou a ossada numa reserva indígena na Dakota do Sul, em 1990. Estima-se que Sue, quando viva (há 67 milhões de anos), pesava em torno de sete toneladas. O fóssil mede 12,8 m de comprimento e 4 m de altura (até à pelve). O crânio, de 272 kg e 1,5 m, é tão pesado que precisou de ser colocado separado do corpo para a exposição, a fim de evitar danos ao esqueleto.

O MONUMENTO MAIS VISITADO
A Torre Eiffel, localizada em Paris, é o monumento mais visitado do mundo, recebendo cerca de seis milhões de turistas por ano. Apelidada carinhosamente de Dama de Ferro pelo povo francês, a torre de 324 metros de altura (de entre os quais cinco foram adicionados no final de 2000, graças a uma nova antena de rádio) pesa 10.100 toneladas distribuídas em três andares. O monumento, construído por Gustave Eiffel, foi inaugurado em 31 de março de 1889 como a principal atração da Exposição Universal de Paris. Nessa época, era considerada a mais alta construção do mundo e sustentava no topo uma bandeira francesa de doze metros.

A MENOR AVE
O beija-flor é a menor ave da natureza. É tão leve que se pode empoleirar numa simples folha de capim. Os seus ovos não são maiores do que uma ervilha de tamanho médio. Os filhotes, logo que nascem, são menores do que um gafanhoto comum. Uma ninhada cabe inteira dentro de uma colher de chá.

O ANIMAL MAIS PROFÍLICO
O animal mais prolífico da natureza é o rato. As fêmeas dão entre três e seis ninhadas por ano. Um só casal, ao fim de três anos, pode dar origem a dez gerações. É por isso que o rato é o animal preferido nas pesquisas genéticas de laboratórios.

O MAIOR OCEANO
O Pacífico é o maior oceano da Terra. Estende-se por mais de 165 milhões de quilómetros quadrados, ou seja, um terço da superfície total do planeta. O volume das suas águas é mais do que duas vezes as do Atlântico e pouco menor do que o volume somado dos restantes oceanos.

O DESERTO MAIS EXTENSO
O deserto mais extenso da Terra é o Sahara. Cobre uma área de 7 milhões 780 mil quilómetros quadrados, desde o Mar Vermelho até ao Mediterrâneo. Apresenta desníveis espetaculares. Alguns trechos situam-se a 134 metros abaixo do nível do mar; outros registram uma altura de até 3.300 metros.

A MAIS LONGA CARREIRA NO CINEMA
O alemão Curt Bois é o actor com a carreira mais longa na história do cinema mundial. Estreou-se em 1908, aos 8 anos de idade, em "Amor de mãe" e fez o último filme em 1988 ("Asas do desejo").

OS NOIVOS MAIS JOVENS DA HISTÓRIA
Em 1986, na aldeia de Aminpur, Bangladesh, para terminar uma briga por terras que já durava há 20 anos e tinha causado algumas mortes, duas famílias resolveram casar dois dos seus membros. Curiosidades: o "noivo" tinha 11 meses de idade, a "noiva" 3 meses. O facto está registado no livro de Recordes do Guiness.

CAMPEÃO DE XADREZ
O campeão mundial de xadrez que mais tempo manteve o título foi Emanuel Lasker, nascido em Berlim. Conquistou o laurel em 1894 e durante 27 anos derrotou todos os oponentes. Em 1921, já envelhecido, perdeu com o cubano José Raul Capablanca, o único latino-americano a figurar até hoje na lista dos campeões mundiais.

A MAIS LOINGA CORRIDA
A mais longa corrida até hoje realizada no mundo foi a transcontinental, de Nova York a Los Angeles, em 1929. O finlandês Johnny Salo venceu o percurso de 5.898 quilómetros em 79 dias (525h 57min 20seg), de 31 de março a 18 de junho. Chegou com apenas 2 min 47 à frente do inglês Pietro "Peter" Gavuzzi.

O MAIOR ICEBERG
O maior iceberg já avistado pelo homem foi encontrado pelo navio norte-americano Glacier, em dezembro de 1956, no Pacífico Sul. Com 335 quilômetros de comprimento e 97 quilómetros de largura, estendia-se por uma superfície de 31 mil quilómetros quadrados, ou seja, maior do que a Bélgica.

O MENOR PEDAÇO DE TERRA
A Fundação de Eletricidade da Austrália do Sul é dona da menor propriedade de que se tem notícia no mundo: um tiquinho de terra, de forma quadrada, que mede 24 milímetros de lado. A propriedade está registada em cartórios, mas até agora ninguém descobriu o que se pode fazer com ela.

A MAIOR ILHA
Com mais de 3 milhões de quilómetros quadrados (2.650 quilómetros de comprimento por 1.200 quilómetros de largura) a Gronelândia é a maior ilha do mundo. Como mais de dois terços de sua área ficam acima do Círculo Polar Ártico, somente 100 mil quilómetros quadrados não são cobertos por gelo.

O JORNAL MAIS ANTIGO
O jornal mais antigo que se edita no mundo é o sueco 'Post och Inrikes Tidningar'. Circula sem interrupção desde 1645, ou seja, há 355 anos, quando foi criado pela Academia Real de Letras da Suécia.

OS MAIS ALTOS EDIFÍCIOS
O edifício comercial mais alto do mundo é o Petronas Twin Towers, localizado no centro de Kuala Lumpur, na Malásia. As suas torres gémeas medem 452 m, apenas nove metros mais do que a Sears Tower, de Chicago (443 m), antiga campeã de altura entre os arranha-céus. Inauguradas em 1998, as torres malaias são compostas por 95 andares cada. Já entre os prédios estritamente residenciais, o mais alto é a Torre Lake Point, de Chicago, com 195 metros de altura. Ela abriga 879 apartamentos nos seus 70 andares.

AS MAIORES ÁRVORES
As sequóias são as árvores mais notáveis do reino vegetal. Chegam a viver três mil anos. São encontradas na Califórnia e em parte do litoral do Pacífico norte-americano. O tronco destas árvores pode chegar aos 100 metros de altura e aos seis metros de diâmetro. É notável também a espessura da casca, 30 centímetros em média, havendo, porém, registos de espécimes com o dobro.

O MENOR PAÍS
O Vaticano é o menor país do mundo, considerando-se como país um Estado independente, com território e governo próprios. Situa-se na cidade de Roma, na margem esquerda do Rio Tibre. Ocupa uma área de 0,44 km². As estatísticas de 1993 mostravam uma população residente de 1.800 pessoas, constituída por clérigos e funcionários.

CANAL DA MANCHA
A maior e mais longa passagem submarina do mundo é a do Canal da Mancha. É constituído por dois túneis gémeos, cada um com 7,6 metros de diâmetro e 49,94 quilómetros de comprimento. Custou 16 biliões de dólares e foi inaugurado em 6 de maio de 1994, pela rainha de Inglaterra, Elisabeth II, e o presidente da França, François Mitterrand.

A MAIS ANTIGA ESTRADA
A mais antiga via de comunicação da Europa é a estrada que vai de Bruxelas, na Bélgica, a Novgorod, na Rússia, ligando oito países. Foi aberta há dois mil anos por legiões do exército romano e estende-se por três mil quilómetros. Contudo, o seu trânsito esteve interrompido no todo ou em parte, desde a revolução comunista de 1917 até à queda do regime soviético no início desta década.

A UNIVERSIDADE MAIS ANTIGA
A universidade mais antiga do mundo, ainda em funcionamento, é a de Karueein, Marrocos, fundada em 859. Na Europa, a precedência é da Universidade de Bolonha, criada em 1088. Na América Latina, a primazia cabe à Universidade de São Tomaz de Aquino, instituída em São Domingos por uma bula do papa Paulo III, em 1538.

A MENOR SEMENTE
A menor semente conhecida é a da mostarda. Porém quando a planta cresce, torna-se a maior de todas as hortaliças. O facto já era referido por Jesus, na parábola do grão de mostarda, segundo o Evangelho de São Marcos (4-30, 31, 32).

O OBJETO MAIS UTILIZADO
O lápis é o objeto mais utilizado em qualquer canto do mundo. O Brasil é o maior produtor: mais de um bilhão de unidades por ano saem da fábrica da Faber-Castel em São Paulo. Os maiores consumidores são os norte-americanos: 2 bilhões e meio de lápis por ano.

A MAIOR IGREJA
A maior e a mais bela igreja do mundo é a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ocupa área de 15 mil metros quadrados e tem capacidade para 60 mil fiéis. Em frente da Basílica, está a Praça de São Pedro, de forma ovalada, com 280 metros de comprimento máximo e 280 metros de largura na sua zona mais larga.

RECORDE DE PERMANÊNCIA NO VATICANO
O papa João Paulo II bateu o recorde de permanência de um pontífice no Vaticano no século XX: 19 anos e 7 meses no dia 31 de Maio. Superou Pio XII que esteve 17 anos à frente da Igreja Católica de 1939 a 1958. Mas é Pio IX, eleito em 1846, que detém o recorde do papado mais longo de todos os tempos: 32 anos.

TITANIC
O tragédia do Titanic é a campeã de recordes da história do cinema. Sem contar documentários de curta duração, é o naufrágio que, desde 1915, mais vezes foi às telas em filmes de longa metragem. Seriam 25, não tivessem as empresas de navegação britânicas impedido Alfred Hitchcock de filmar o seu "Titanic" em 1939.

A ELEIÇÃO MAIS LONGA DE UM PAPA
A eleição mais longa de um papa começou em 1268, quando morreu Clemente IV. Dois anos depois, os cardeais ainda não tinham chegado a um acordo. Foram então encerrados num aposento sem tecto, para que padecessem com o frio e a chuva, e só tinham como alimento pão e água. Em poucos dias, elegeram Gregório X.

A MAIS LONGA CARREIRA NO BOXE
Os boxeadores que mais tempo lutaram, sem interrupções, foram os norte-americanos Bob Fitzsimmons e Jack Johnson. Ambos actuaram no ringue durante longos 31 anos. A carreira de Bob Fitzsimmons desdobrou-se de 1883 a 1914. A de Johnson, de 1897 a 1928. Fitzsimmons tinha 52 anos quando parou, Johnson, 50.

A PEÇA TEATRAL COM MAIS REPRESENTAÇÕES
A peça teatral que há mais tempo está em cartaz, no mundo, é 'A Ratoeira', de Agatha Christie. Estreada em 1952 no Ambassadors Theatre, transferiu-se em 1974 para a Saint Martin. Soma, até agora, mais de 18 mil representações. A arrecadação da bilheteria, ao longo de todos estes anos, anda em torno dos 35 milhões de dólares.

O MAIOR POLIGLOTA
O maior poliglota de que há notícia foi o cardeal José Mezzofanti, nascido em Bolonha, Itália. Falava nada mais nada menos que 41 idiomas na perfeição, como se cada um deles fosse a sua língua materna. Mezzofanti era oriundo de família paupérrima. O pai era marceneiro. Seguiu a carreira religiosa porque não podia pagar outros estudos.

O HOMEM QUE MAIS VEZES SE CASOU
O homem que mais vezes se casou e se divorciou no mundo é Glynn Wolffe, pastor da Igreja Batista nos Estados Unidos. Wolffe foi à pretoria, pela primeira vez, em 1927. Depois disso, casou-se 28 vezes, claro que depois de 27 divórcios. Perdeu a conta dos filhos que gerou. Calcula, modestamente, que sejam 41.

A MAIOR INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA
A indústria cinematográfica da Índia é a maior do mundo. Produz cerca de 700 filmes por ano, emprega 2 milhões de pessoas e atrai 70 milhões de espectadores por semana. Sessenta por cento das verbas reverte em impostos para o governo indiano. A enorme quantidade de filmes produzidos reflecte-se na qualidade.

A MAIOR OBRA LITERÁRIA
A obra literária mais extensa do mundo é uma espécie de Bíblia da doutrina budista, tal como é praticada no Tibete. Compõe-se de duas partes: o Kandjur, que contém os preceitos em 108 volumes de mil páginas cada um; e o Tandjur, a interpretação desses preceitos, que se estende por mais 225 volumes.

Fonte aqui

Um comentário:

Cervejaria Kremer disse...

Gostei muito do post! Parabéns!
Agora pra quem aprecia um chopp claro ou escuro, cremoso e feito de maneira artesanal, precisa conhecer os produtos da Cervejaria Kremer! Instalada em um local previlegiado, utiliza água da serra e ingredientes altamente selecionados, para oferecer a você um produto especial, de extrema qualidade e preço que cabe em qualquer orçamento!
Acesse www.choppkremer.com.br e saiba mais sobre como disponibilizar este delicioso chopp aos seus clientes ou em seu evento! Recomendo!