sexta-feira, novembro 28, 2008

Cuidados ao comprar na internet

Nesta época do ano, em que as ruas e lojas estão lotadas, comprar os presentes de Natal direto do seu computador, no conforto da sua casa, pode ser uma boa opção.

Mas cuidado, nem toda loja é idônea e o simples fato de ter uma página na internet não garante que ela realmente exista e que você vai receber o produto pelo qual pagou.

Portanto, aqui vão algumas dicas da coordenadora do PROCON-PR Ivanira Gavião Pinheiro para você fazer uma boa compra na internet e evitar dores de cabeça veja as orientações:

► Identifique a empresa: antes de comprar, certifique-se do endereço, telefone e número de CNPJ Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e comprove se a situação cadastral esta ativa acessando o site da Receita Federal .
Sempre que possível, procure as grandes redes que descrevem a política de compras on line. Prazo de entrega, forma de pagamento, garantia, informações sobre a possível troca precisam estar especificadas na página. Se você está na dúvida de qual é mais confiável, converse com amigos e conhecidos sobre as experiências deles. Só compre quando tiver certeza de que a empresa emite nota fiscal.

►Fique de olho no endereço da home page: alguns golpistas podem “clonar” o portal de grandes empresas mudando apenas uma letra no endereço eletrônico. Por isso, desconfie se a página mudar de uma hora para a outra ou não apresentar um formato compatível com a marca da empresa.

►Proteja seus dados: muitas pessoas ainda têm medo de comprar on-line porque imaginam que as informações pessoais podem ser divulgadas em toda rede. Evitar isso é fácil. Só digite seus dados se um ícone em forma de cadeado aparecer no canto inferior da tela. E na hora de criar uma senha, evite as óbvias como data de aniversário ou seu telefone. O melhor é optar por uma seqüência entre 6 e 12 digitos alternando letras maiúsculas e minúsculas.

► Na hora da compra: assim como fazemos no mundo real, a pesquisa também faz parte do mundo virtual. Desconfie de sites que não descrevem o produto ou que contenham poucas informações. Para ter certeza de que o produto atende mesmo suas necessidades, entre no endereço eletrônico do fabricante e veja se ele está lá. Na hora de pagar também informe-se sobre o preço do frete. Nos sites de compra e venda é comum que um vendedor faça a intermediação. Veja se o titular da conta é o usuário do site e fique atenta se o depósito aparece em nome de terceiros. Imprima o comprovante de pagamento e a página que contém a oferta.

►Na hora de receber: não deixe de abrir a embalagem quando a encomenda chegar. Este é momento para checar se está tudo correto. Veja se o produto é mesmo aquele que você pediu, incluindo a cor, modelo e tamanho. Se não, entre em contato com o a empresa. Você tem sete dias após o recebimento para desistir da compra. A loja deve lhe informar um local onde você possa fazer a troca ou receber seu dinheiro de volta. Mas se o problema for atraso, tenha a sua nota fiscal em mãos e vá até o Procon da sua cidade. Dependendo do caso, você pode receber o valor da mercadoria em dobro. E se ainda sim, se sentir lesada pode entrar com um processo no Tribunal de Pequenas Causas.

Nenhum comentário: