sexta-feira, agosto 22, 2008

O governo estuda um novo modelo para as carteiras de identidade

clique para ampliar (foto divulgação)

O governo estuda um novo modelo para as carteiras de identidade que devem ser adotadas a partir de janeiro do ano que vem. A proposta do Instituto Nacional de Identificação (INI), do departamento de Polícia Federal, é unificar o documento e fazer um cadastro único para evitar que a pessoa consiga tirar uma identidade diferente em outro estado. Os novos cartões vão passar a identificar as pessoas de maneira unificada, com uma foto tirada na hora e impressões digitais escaneadas, sem precisar pintar os dedos. Os passaportes já são feitos assim.

O modelo de cartão de identidade aprovado pela PF reunirá todas as informações pessoais, como o número do CPF e o título de eleitor, armazenados num chip. Há também itens de segurança, como uma marca d'água e a maneira como os dados serão inscritos no cartão.

- A informação não é uma tinta, então nenhum reagente químico pode alterá-la - explica Célio Ribeiro, presidente da associação das empresas de identificação digital.

Todos os estados vão passar a ter os mesmos equipamentos para emitir a nova identidade, e os dados essenciais serão mandados para uma central que vai formar o Cadastro Nacional Único. Sempre que alguém for tirar o documento, os institutos de identificação estaduais farão uma consulta online a essa central para que cada brasileiro tenha apenas um número de identidade.

Para o diretor do INI, Marcos Elias Cláudio de Araújo, a implementação do projeto contribuirá para tornar a identificação civil no Brasil ainda mais eficiente.

- A proposta é que, em nove anos todos os brasileiros tenham o novo registro, que vai acabar com o problema de homônimos - pessoas que têm o mesmo nome e números de registro diferentes - e principalmente com as fraudes - explicou.


Última Hora News

2 comentários:

Ana Carolina disse...

oi Mary.
Bom dia!
Conseguimos mais um ouro.. ebaa...
Nossa estive olhando seus outros blogs.. muito bons.. muita infos importantes.. adorei.. Dai tomei a liberdade de colocar o link no meu blog. :)
um ótimo dia pra vc! e obrigada pela visita.
E vamos ver como vai ser esta nova identidade neh!
espero mais segurança!
Paz no coração!

feitovoce disse...

A idéia da nova carteira de identidade é bem interessante porém de imediato vejo alguns pontos importantes a ser discutidos:

a) será mais uma CUSTO para a já tão sofrida população brasileira e consequentemente trará lucros para a empresa(apadrinhada com certeza)terceirizada que executará o serviço.

b)esse novo documento facilitará muito a vida daqueles "amigos do alheio" que estão cada vez mais especializados pois agora até usam o microondas para falsificar cheques conforme uma nota nesse mesmo blog, que não terá mais trabalho de "trabalhar" com muitos documentos.

c)o aspecto positivo é que também facilitará a vida do cidadão que não precisar sair de casa carregando uma mala cheia de documentos.