quarta-feira, julho 23, 2008

Truques ao abastecer

Afinal, todos nós sabemos isto, apenas não nos lembramos...
sempre dará para colocar no depósito (mais) uns decilitros do precisoso líquido.

O autor deste texto trabalha numa refinaria faz 31 anos.

Você deve levar a sério os truques abaixo para aproveitar ao máximo seu combustível, portanto, seu dinheiro.
Esperamos que sejam proveitosos.

1º. Truque: Encher o tanque pela manhã. *A temperatura ambiente e do solo é mais baixa neste período do dia. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, quando a temperatura do solo sobe e os combustíveis tendem a se expandir. Por isto, se você encher o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será exatamente um litro. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura do solo têm um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlado no que diz respeito à temperatura, para que cada galão vertido no tanque do caminhão seja exato.


2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo. *Conforme a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor ao tanque da estação. Se encher o tanque de seu veículo apertando a pistola ao máximo, uma grande percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu carro se transforma em vapor e volta, pela mangueira do surtidor, ao depósito da estação. Com isto, consegue-se menos combustível pelo mesmo dinheiro.


3º. Truque: Encher o tanque antes que este fique pela metade. * Quanto mais combustível estiver no depósito, menos ar haverá no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisternas das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter constante a pressão interna e, com isto, a vaporação ao mínimo.


4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois. * Se você chegar a um posto de serviço e notar que um caminhão cisterna está repondo os tanques subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite abastecer nesta estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, agita-se o combustível existente nos mesmos, juntamente com os sedimentos do fundo. Assim sendo, você corre o risco de abastecer seu veículo com combustível sujo.

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