sexta-feira, maio 23, 2008

Novas energias


Novo aquecedor solar economiza água

A Bandeirante Energia e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) estão instalando em moradias de baixa renda nas cidades de Mogi das Cruzes e Guarulhos, na Grande São Paulo, um sistema de aquecimento solar que vai permitir a economia de até 40% nas contas de luz, além de economizar, também, a água usada no banho. O mecanismo é dotado de um sensor que garante água quente desde o momento em que o chuveiro é ligado, sem precisar esperar até que a água aquecida chegue do reservatório. Isso porque no primeiro momento o chuveiro é aquecido pela energia elétrica e só quando a água atingir 40 graus é que sistema solar entra em funcionamento.
O projeto prevê a instalação do novo sistema nos próximos 12 meses e inclui troca de lâmpadas por modelos econômicos em todo o conjunto habitacional, num total de 1.680 apartamentos. Segundo Wagner Silvestre, consultor de eficiência energética da Bandeirante Energia, cada apartamento será visitado por uma equipe técnica para esclarecer dúvidas e passar orientações sobre o equipamento aos moradores, que não pagarão pelo novo sistema.

O investimento é de R$ 8 milhões, oriundos do projeto de eficiência energética da empresa. Para Edson Neves, superintendente comercial da Bandeirante, o ganho com a instalação do equipamento não será sentido somente no bolso do cliente, mas na qualidade do aquecimento da água também.

Estudos do setor elétrico indicam que na Região Sudeste os chuveiros correspondem a cerca de 26% e as lâmpadas 19% do consumo nas residências. Com as medidas de eficiência energética adotadas, estima-se obter uma redução média de 80% do consumo de eletricidade com os chuveiros e de 66% das lâmpadas. A redução no valor das contas deve permitir que os consumidores paguem em dia.

DiárioNet
Imagem: Google

Nenhum comentário: