sábado, maio 17, 2008

GM convida blogueiros para falar de seus 100 anos

Em vez de usar o tradicional alcance da imprensa para comemorar seus 100 anos, a serem completados em 16/09/08, a GM decidiu abrir espaço para que blogueiros, consumidores e parceiros contem a história da empresa. Na página http://www.gmnext.com/,
o usuário tem como narrar a vivência que teve com a companhia.

“A GM acredita que o maior representante de sua história é quem participa dela”, afirmou o gerente de comunicação corporativa da GM Europa, o brasileiro Nelson Silveira, que trabalha em Zurique, na Suíça, e ministrou nesta sexta (16/05) palestra no 11º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa.


O projeto GMnext.com faz parte de um conjunto de ações que a empresa vem desenvolvendo em comunicação corporativa, utilizando-se das chamadas mídias sociais (blogs, Wikipedia, Youtube, dentre outros).

A GM desenvolveu a social media newsroom, uma espécie de sala de imprensa para blogueiros, onde os usuários podem encontrar fotos, vídeos e notícias adequadas para as páginas pessoais, costuma chamar parte dos blogueiros para almoços com os executivos da empresa e criou blogs do presidente e de especialistas de carros da companhia.

“O acesso à empresa permite que os blogueiros informem corretamente”, disse o gerente.

Segundo Silveira, muitas crises foram evitadas ao mostrar que a GM é uma “empresa aberta”. “Muitos blogueiros mudaram suas críticas (depois de ter contato com a companhia)”, conta.

Mídia tradicional
O gerente de comunicação informou, contudo, que a empresa não vai deixar de contatar a mídia (jornais, revistas e sites jornalísticos) para transmitir suas informações. “Focamos nas duas plataformas”, disse. “Só estamos antecipando tendências”, acrescentou.

É melhor falar com blogueiro que com jornalista?, pergunta-se a Silveira. O gerente diz que não: “São formas diferentes”. Silveira cita o release como exemplo. “Para blogueiro, o release é desastroso”, afirmou.

Avaliação do público
Para a assessora de comunicação da Receita Federal em São Paulo, Luiza Helena Marotta, as dicas de se introduzir o blog como forma de comunicação vai ajudar a colocar o órgão público numa condição de receptora das informações e avaliações da população. “Queremos ter um canal aberto de comunicação com o público”, afirmou.

O diretor da empresa de comunicação Paes, Bittencourt & Associados, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Rogério Bittencourt, consulta o site da GM para saber das novidades de veículos no mercado. Profissionalmente, Bittencourt concorda com as propostas da GM. “A gente precisa sair da mídia tradicional”, afirmou.

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