quarta-feira, abril 23, 2008

A crise "TPM"


A tensão pré-menstrual é uma síndrome que atinge as mulheres nos dias que antecedem a menstruação. O conjunto de sintomas físicos e comportamentais, que ocorre em um quadro de TPM, influencia de forma significativa a vida da mulher, estes sintomas ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual e desaparecem logo após a menstruação.

A tensão pré-menstrual é muito complexa por envolver não somente sintomas físicos, mas também psicológicos e emocionais, porém entende-se que é provocada pelas mudanças nos níveis de progesterona e estrogênio, e estas interferem no sistema nervoso central.

Os sintomas mais comuns da TPM são cefaléia, retenção de líquidos, cansaço, ansiedade, depressão, desejo por doces e chocolates, irritabilidade, inchaço, dor nas mamas e aumento de peso. Quando os sintomas influenciam nas atividades habituais da mulher, mudando sua rotina, a TPM pode ser considerada como doença.

Algumas medidas de prevenção podem ser tomadas para amenizar os sintomas, como diminuir a gordura, sal, cafeína, açúcar, bebidas a base de colas, dieta rica em cálcio, magnésio, carboidratos, como cereais integrais, e a prática de exercícios, pois eles tendem a melhorar o humor.

2 comentários:

garfi disse...

Quando a mulher está com TPM, o homem calado já está errado, hé, hé. Beijão, parceira.

consecutivo disse...

O homem calado, o que fala, o que respira e o que nos admira..

tudo ta errado, a unica coisa certa eh aquele pote de sorvete de creme da geladeira!