segunda-feira, dezembro 17, 2007

Saiba como fazer uma faxina completa no seu PC


Manipulado intensamente, no escritório ou em casa, o computador fica sujo com facilidade. Exposto à poeira, queda de líquidos e partículas, ele exige cuidados especiais para ficar com uma boa aparência sem sofrer danos.

Não faltam estudos que apontam o computador com um dos objetos mais sujos. Numa pesquisa da Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, o teclado do PC levou a medalha de bronze em número de bactérias, atrás apenas das notas de dinheiro e do telefone público.

Trabalho semelhante foi realizado na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, que concluiu que teclado e mouse também trazem mais germes que o vaso sanitário.
Segundo os especialistas, as bactérias presentes podem causar doenças como alergias, febres e náusea.

Mas, antes de começar faxina, cuidado: é preciso desconectar o PC da tomada elétrica e, no caso dos notebooks, remover as baterias.

Para limpar o gabinete, o monitor e o teclado externamente, a fabricante de computadores Dell recomenda usar um pano úmido que não solte fiapos. É importante não encharcar o pano, para evitar que a umidade penetre no equipamento.

Líquidos utilizados para limpeza comum não devem ser aplicados em nenhuma parte do computador, segundo a Dell. Deve-se confiar apenas em produtos fabricados especialmente para o computador.

A empresa de eletrônicos Philips lançou recentemente seu kit de limpeza para computadores, que inclui um escova para limpeza de teclado e um gel para telas de monitores LCD ou CRT, para remover resíduos e manchas e criar uma película protetora.

Outro item do kit é um limpador de lentes do tocador/gravador de CD e DVDs. Segundo a empresa, manter as lentes limpas é importante para evitar o erro de leitura das faixas.

Mas as fabricantes divergem quanto à limpeza. A HP sugere que os clientes evitem passar líquidos no computador.

"Flanelas, escovas e aspiradores podem ajudar na limpeza", afirma Dante Avanzi, gerente de desktop para consumidor da HP.

O diretor-geral da Atera, Itamar Coutinho, sugere o uso de álcool isopropílico para limpeza do computador. "Pode ser comprado em farmácias e tira a sujeira sem danificar o equipamento", afirma. A empresa é uma assistência técnica não-autorizada e faz manutenção de cerca 200 PCs de diversas marcas mensalmente.

Avanzi, da HP, faz questão de enfatizar: é melhor prevenir do que remediar. Por isso, nada de beber ou comer perto do computador.

A tela do monitor não deve ser tocada com as digitais, ensina Avanzi. "Não só porque suja, mas também porque pode danificar os pixels", explica.

E, quando o computador estiver desligado, é recomendável protegê-lo com capas plásticas. Na hora de utilizá-los, retire a proteção, para evitar o superaquecimento do PC.

Fonte

Nenhum comentário: