sábado, setembro 22, 2007

23 de Setembro: Dia do Sorvete


O Consumo no Brasil ainda é pequeno.
O dia 23 de setembro é dedicado ao sorvete, guloseima bastante apreciada em todo o mundo, mas ainda pouco consumida no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete(Abis). As pessoas que trabalham no ramo reclamam da comercialização do produto, que tem maior consumo durante o verão.
O consumo de sorvete no Brasil cresce a cada ano, mas os números ainda são timidos. Em 2005, 501 milhões de litros da guloseima foram consumidos no país, segundo dados da Abis. O número subiu para 507 milhões de litros em 2006. Apesar desse incremento, o consumo de sorvete pelos brasileiros é considerado pequeno, se comparado a outros países do mundo.
Neste ranking, o Brasil ocupa a 12ª colocação, com média de 2,71 litros por pessoa. O número é quase dez vezes inferior ao da Nova Zelândia, que lidera a lista, com consumo anual de 26,30 litros por pessoa. Os Estados Unidos ocupam a segunda colocação, com 22,50 litros, seguido pelo Canadá, com 17,80 litros.

O hábito do brasileiro de não consumir sorvete no inverno é apontado como um dos fatores que influenciam no baixo índice de consumo da iguaria no país, é uma questão cultural. Na Europa se consome muito sorvete no inverno. Aqui no Brasil, as pessoas não compram porque acreditam que vão adoecer.
Uma maneira de alavancar as vendas é mostrar que o sorvete não é apenas uma sobremesa refrescante, para os dias de forte calor. O desafio é mostrar que o sorvete é um alimento nutritivo.
Quem trabalha no ramo acredita que o futuro é promissor. É um mercado com grande capacidade de expansão e que vem crescendo anualmente. Ainda podemos atingir o índice de consumo de países europeus.

Nenhum comentário: