terça-feira, abril 24, 2007

Paraíso perdido

Floresta fóssil é encontrada nos EUA.














Cientistas encontraram restos fossilizados do que acreditam ser uma das primeiras florestas tropicais do mundo, com uma idade estimada de 300 milhões de anos. A floresta foi encontrada em uma mina de carvão no Estado americano do Illinois.














Essa fotografia mostra o fóssil de uma enorme samambaia. A floresta, que data da era Carbonífera, era composta de uma grande variedade de plantas extintas, como um tipo de musgo gigante que chegava a 40 metros de altura.














Trata-se da maior floresta fóssil jamais encontrada, cobrindo dez mil hectares. "A floresta fossilizada está enraizada no topo da mina, então está visível no teto onde o carvão foi retirado", disse o cientista Howard Falcon-Lang, da Universidade de Bristol.














"Essas são florestas realmente bizarras para a mente moderna", disse Howard Falcon-Lang. "Eram florestas dominadas por musgos de 40 metros de altura, o tipo de planta que você só vê crescendo alguns poucos centímetros hoje em dia."














A floresta foi preservada por causa de um forte terremoto que ocorreu na região. O tremor fez com que toda a área desabasse para abaixo do nível do mar, onde a mata foi enterrada pela lama, sendo preservada até hoje.














Os insetos que viviam nessa floresta também eram especialmente grandes, incluindo libélulas com asas gigantes e tatuzinhos-de-jardim de dois metros de comprimento. Segundo os cientistas, a descoberta traz importantes conhecimentos sobre esse tipo de ecossistema.

Via BBC Brasil

Nenhum comentário: