segunda-feira, abril 23, 2007

Nasa divulga imagens inéditas em 3D do Sol

A Nasa (agência espacial americana) divulgou as primeiras imagens em três dimensões do Sol nesta segunda-feira. As fotos podem ajudar a prever erupções solares --que podem afetar as comunicações e linhas de energia na Terra--, informou a agência.

As imagens foram feitas pelas sondas gêmeas Stereo (da sigla em inglês para Observatório de Relações Solar-Terrestres) e estão disponíveis na
internet e em museus e centros científicos dos Estados Unidos. Para vê-las da forma correta, é preciso usar óculos 3D.

As sondas, lançadas em outubro, estão orbitando o Sol, uma um pouco à frente da Terra, e a outra, atrás. A separação, que funciona como a distância entre os olhos humanos, oferece a percepção de profundidade que permite a obtenção de imagens em três dimensões.

A percepção de profundidade também ajuda a estudar um tipo de erupção solar chamado de "flare".
"A primeira reação foi: 'Grande, os instrumentos funcionam', mas, para além disso, a primeira reação foi 'uau'", disse o cientista Simon Plunkett ao explicar aos imagens aos jornalistas e cientistas, que usavam óculos 3D.

As erupções, além de problemas de energia e comunicações, é responsável pela aurora boreal, fenômeno visto nas regiões de alta latitude do hemisfério Norte. Elas também podem oferecer perigo a astronautas em caminhadas espaciais.

O Sol tem estado relativamente calmo desde o lançamento das sondas, por isso os cientistas ainda não puderam prever a chegada de uma tempestade solar, disse Plunkett.

Folha Online

Nenhum comentário: