quinta-feira, abril 19, 2007

Já pensou um túnel ligando a Rússia aos Estados Unidos?




















Pois é isto que os russos estão planejando. O maior túnel do mundo deverá ser construído sob o Estreito de Bering, chegando até o Alasca. O projeto orçado em US$ 65 bilhões vai suprir os EUA de petróleo, gás natural e eletricidade da Sibéria, além de ser via de transporte. Mas a obra faraônica só ficaria pronta, de acordo com a previsão inicial, em, pelo menos, 10 anos, informou o Ministério da Economia russo.

Ao todo, o corredor, que será monitorado pela TKM-World Link, terá 6 mil quilômetros! O túnel, com 64 quilômetros, terá mais de duas vezes o tamanho daquele que une Inglaterra e França sob o Canal da Mancha. O obra terá três trechos para unir as duas pequenas ilhas situadas em Bering.

Vocês sabiam que o czar Nicolau II, o último imperador da Rússia, já tinha um projeto de construção de um túnel na região? Isto ocorreu em 1905, muito antes da revolução bolchevique. Trinta e oito anos antes, o avô de Nicolau II vendera o Alasca aos EUA por US$ 7,2 milhões. Preço de banana, né? Ou melhor, de vodca!

Quem jogou "War" sabe que a construção desse túnel era apenas questão de tempo...

Foto: Nasa
Fernando Moreira Globo on line

Um comentário:

Falso disse...

Eua e Rússia podem fazer as trocas comercias com foguetes. túnel é coisa do passado... bjos