terça-feira, abril 24, 2007

Cuidado com a bebida

Pesquisadores da Universidade de Victoria, no Canadá, afirmam que beber álcool moderadamente, em até duas doses por dia, não ajuda a prevenir doenças cardíacas e nem reduz alguns tipos de câncer. A possibilidade da bebida ajudar nesta prevenção, tinha sido divulgada em estudos anteriores de alguns pesquisadores ao redor do mundo.

Os cientistas canadenses fizeram cerca de 54 estudos e descobriram que nos grupos pesquisados, as pessoas que bebiam pouco tinham uma longevidade maior do que os abstêmios. No entanto, o trabalho revelou que o primeiro grupo, na verdade, ingeria álcool em quantidade excessiva e passou a beber menos, por ordem médica em função de determinados problemas de saúde.

Segundo os pesquisadores, isto comprova que na verdade, estas pessoas passaram a viver mais do que os que não ingeriam bebida alcoólica, não porque o álcool traga algum benefício à saúde, mas justamente porque passaram a beber muito menos do que faziam anteriormente.

Os cientistas afirmam que esta revelação, deve provocar uma reflexão sobre as tão faladas propriedades benéficas do álcool em relação à doenças coronarianas e a alguns tipos de tumores, pois segundo eles, até as políticas públicas de saúde de alguns países eram influenciadas pelas informações anteriores. Bom, resta agora saber qual será a resposta que os pesquisadores que já haviam feito trabalhos anteriores sobre as melhorias que a baixa ingestão de álcool traria à saúde, acrescentarão a este debate. A polêmica está aberta.

Yahoo Noticias

Nenhum comentário: